domingo, 14 de novembro de 2010

Xamanismo (parte 2)

A história do Xamanismo é muito longa,explicarei suas parte,mas agora explicarei um pouco sobre ANIMAIS XAMÂNICOS E SUA SIMBOLOGIA...


Abelha: comunicação,trabalho árduo com harmonia, néctar da vida,organização.














Águia: a iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas, o espírito.  
















Alce: resistência, auto-confiança, competição, abundância,responsabilidade.












Antílope: cautela, silêncio, consciência mística através da meditação, calma,ação.


















Aranha: criatividade, a teia da vida, manifestação da magia ao tecer nossos sonhos.

Xamanismo...

Vivemos num mundo diverso, de diferentes culturas e religiões...
Explicarei agora um pouco sobre Xamanismo...

A palavra Xamã, vem da palavra Saman, que significa "inspirado pelos espíritos", Segundo os antropólogos o Xamã refere-se a curandeiros, feiticeiros e etc., referindo-se ainda ao xamanismo como um conjunto de crenças ancestrais que estabelecem contato com a realidade oculta a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio e saúde para si mesmo e outras pessoas. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pensamento...

"Semeais um ato e colhereis um hábito; 
semeais um hábito e colhereis um caráter;  
semeais um caráter e colhereis um destino;"
                                    G. D. Boardman 

Augusto dos Anjos...

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no engenho "Pau d'Arco", em Paraíba do Norte, a 20 de abril de 1884, e morreu em Leopoldina (Minas Gerais) a 12 de novembro de 1914. Em 1907, bacharelou-se em Letras, na Faculdade do Recife, e, três anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu durante algum tempo o magistério. Do Rio, transferiu-se para Leopoldina, por ter sido nomeado para o cargo de diretor de um grupo escolar. Morreu nessa cidade, com pouco mais de trinta anos. Apesar da sua juventude, os padecimentos físicos tinham-lhe gravado no semblante profundos traços de senilidade. Augusto dos Anjos publicou quase toda a sua obra poética no livro "Eu", que saiu em 1912. O livro foi depois enriquecido com outras poesias esparsas do autor e tem sido publicado em diversas edições, com o título Eu e Outros Poemas. Se bem que nos tivesse deixado apenas este único trabalho, o poeta merece um lugar na tribuna de honra da poesia brasileira, não só pela profundidade filosófica que transpira dos seus pensamentos, como pela fantasia de suas divagações pelo mundo científico. São versos que transportam a dor humana ao reino dos fenômenos sobrenaturais. Suas composições são testemunhos de uma primorosa originalidade.


Como admiro muito as obras desse gênio da  poesia brasileira, postarei algumas de suas poesias....


APOCALIPSE

Minha divinatória Arte ultrapassa
Os séculos efêmeros e nota
Diminuição dinâmica, derrota
Na atual força, integérrima, da Massa.

É a subversão universal que ameaça
A Natureza, e, em noite aziaga e ignota,
Destrói a ebulição que a água alvorota
E põe todos os astros na desgraça!

São despedaçamentos, derrubadas,
Federações sidéricas quebradas...
E eu só, o último a ser, pelo orbe adiante,

Espião da cataclísmica surpresa,
A única luz tragicamente acesa
Na universalidade agonizante!



Salvador Dali...


Um dos maiores artistas na minha opinião é Salvador Dali, famoso pintor surrealista. foi influenciado pelos mestres da Renascença.
Iniciou sua educação artística na Escola de Desenho Municipal. Em 1916, durante férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista.
Sua primeira exposição pública foi no Teatro Municipal de Figueres, em 1919. Em 1921, sua mãe morreu e, passado um ano, o pai casou-se com Tieta, irmã de Felipa.
Em 1922, Dalí foi viver em Madri, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Nessa época, ele já chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando cabelo comprido, longos casacos, um grande laço no pescoço, calças até o joelho e meias altas.
Nos quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo. Tornou-se amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel.
Dalí foi expulso da Academia de Artes em 1926, depois de declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo. Foi nesse mesmo ano que Dalí fez sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso.
Nos anos seguintes, realizou uma série de trabalhos influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo seu estilo próprio.
O ano de 1929 foi importante para Dalí. Ele colaborou com Luis Buñuel no curta-metragem "Un Chien Andalou" e conheceu, em agosto, sua musa e futura mulher, Gala Éluard (Elena Ivanovna Diakonova, uma imigrante russa, na época casada com o poeta Paul Éluard).
Ainda em 1929, Dalí fez exposições importantes e juntou-se ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse. Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos, casaram-se numa cerimônia civil.
Em 1939 os membros do grupo surrealista expulsaram Dalí por motivos políticos, já que o marxismo era a doutrina preferida no movimento e Dalí se declarava "anarco-monárquico". Dalí respondeu à sua expulsão declarando: "O surrealismo sou eu".
Quando do início da Segunda Guerra, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Em 1942, Dalí publicou sua autobiografia "A Vida Secreta de Salvador Dalí".
Na Catalunha Dalí viveu o resto da vida. Em 1960, o pintor começou a trabalhar no Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e seu principal foco até 1974.
Os últimos anos de vida com Gala foram turbulentos. Ela fazia com que Dalí tomasse antidepressivos e calmantes em altas doses, o que lhe danificaria o sistema nervoso. Gala morreu em 10 de junho de 1982. Dalí ficou profundamente deprimido, perdendo toda a vontade de viver.
Mudou-se de Figueres para um castelo em Pubol. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto, em circunstâncias pouco claras. Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos assegurou que o pintor vivesse confortavelmente seus últimos anos no teatro-museu.
Salvador Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu.
As duas maiores coleções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, na Flórida, Estados Unidos, e o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres, na Catalunha, Espanha. 

Lobisomens...

Também gosto de participar de um mundo mágico diferente e no blog postarei sempre alguma coisa relacionada a esse mundo inacreditável e inexistente para muitas pessoas... 
E minha primeira postagem relacionada sobre esse mundo será sobre lobisomens...
Muitos acreditam que eles realmente existam, outros dizem que é pura loucura. Bem, para ser sincera nunca vi, mas ouvi relato de pessoas que viram e acredito.
Na Idade Média, acreditava-se que o lobisomem era alguém que tinha feito um pacto com o Diabo, se bem que naquela época acreditava-se que tudo tinha a ver com o Diabo. Muitas pessoas foram queimadas sob acusação de tal fato, mas em muitos casos não havia escapatória, pois lobos mutilados em caçadas escapavam e tempos depois encontravam uma pessoas com um ferimento no mesmo lugar aí não havia muito argumento.
como a maioria das pessoas pensam nem todos lobisomens são assassinos monstruosos. Há aqueles que se transformam em lobos e guardam a natureza. As formas de se transformar em lobisomem mudam de cultura para cultura, pode ser através de rituais, magias, maldições.
Também existe a licantropia, que é uma doença onde se acredita qie a pessoa é um lobo e assume as características do animal.
Outro tipo de aparição de lobisomem é um tipo fantasmagórico, em que pessoas com forte ligação com a natureza podem assumir o papel de suas guardiãs.