segunda-feira, 23 de maio de 2011

Xamanismo (parte 4)



O Papel do Xamã...
        O xamã pode ser homem ou mulher, é o poeta, o mágico, o curandeiro, o conselheiro, o líder espiritual, o contador de histórias, etc. Sua principal especialidade está ligada aos processos de cura, não só corpo físico, mas também mental, emocional e espiritual.
        Para atingir seus objetivos o xamã viaja por mundos invisíveis à realidade ordinária, recupera traços perdidos da alma de seus pacientes, conhece o funcionamento da energia universal, altera níveis de consciência sempre que deseja para obter orientação do mundo espiritual, conhece o uso do poder das pedras e das plantas , evoca seres elementais da natureza, utiliza instrumentos que lhe conferem poder.
        Os xamãs são os verdadeiros guardiões da Mãe Terra. Honram a tudo o que tem vida, trabalham com símbolos naturais do seu inconsciente e aprendem a interpretá-los para  superar obstáculos.
       Nunca estão sozinhos, sempre estão acompanhados do seu espírito guardião animal, e seus espíritos auxiliares.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Rituais...

    
 Muitos de nossos hábitos cotidianos são rituais se lhe dermos devida atenção, como por exemplo o banho, é um ritual de purificação e comer é um ritual de recarregar as energias do corpo. Rituais mágicos são atos ou palavras que fazemos para nos conectarmos a algo maior.
      Dicas para que um ritual dê realmente certo:  

  • Tente não ser interrompido.
  • Se houver um imprevisto comece tudo de novo, e se perder i fio da meada, o faça outro dia.
  • Há tabelas importantes de datas, horas, que são regidas por planetas e anjos que podem influenciar no seu feitiço, por isso sempre tenha u,a dessas em mãos quando for praticar um ritual.
  • Cuidado ao usar o elemento fogo.
  • Mantenha em mente o objetivo de seu ritual.
  • Tome um banho de limpeza antes de realizar o ritual.
  • Se for usar jóias, use apenas as que estiverem de acordo com o ritual.
  • Se lhe faltar alguma coisa no ritual, aprenda improvisar, uma vela pode ser a fogueira e enfim...
  • Quando fazer um ritual com mais pessoas, tenha certeza que elas estão em harmonia com você.
        Utiliza-se na Wicca de rituais naturais, mas é uma religião livre. Os rituais podem variar de cultura para cultura.

(Brevemente Tipos de Rituais)

Reino do Fogo...Elementais...

        Na magia, entramos em contato com o elemental fogo quando acendemos uma vela, quando invocamos o dragão interior ou quando acionamos o caldeirão. Sempre devemos contar com a permissão e proteção do Rei Elemental do Fogo, Djiin, e do Príncipe em comando, Mikael,ou Arcanjo Miguel. Guardiões do Portal Sul, são eles que invocamos para trabalhar com o Fogo Sagrado.
     
Elementais do fogo...
       Os elementais do fogo são seres alegres e inconsequentes e o mago ou bruxa que exerce poder sobre eles tem um grande dom. Salamandras, por exemplo, se manifestam em caldeirões e velas  com grandes espirais e assobios como uma dança.
        A vela é um forte simbolismo do ritual do fogo, esse tipo de ritual é realizado, quando a pessoa necessita de mais energia.
       O fogo também nos dá impulso, sendo o iniciador. A luz está diretamente ligada ao fogo e no princípio fez-se a luz. Ele é o primeiro passo, o desejo, a vontade.
       Diversas culturas conhecem os elementais e ele são citados em textos Rosa-Cruzes e na Bíblia, onde por exemplo, encontramos uma menção aos elementais no livro de Jasher, LXXX, 19-22. Nesse versículo, a palavra Sulanuth aparece como uma das pragas lançadas por Moisés ao faraó malcriado. Sulanuth é uma categoria de elementais destrutores . Na Pérsia, eles eram conhecidos como Daevas, para os gregos eram Daemons. Para a tradição judaica, os elementais são situados no mundo de Assiah e são chamados de Klippoth, sendo compostos por quatro classes  e atendendo pelo nome de Shedim. Os egípcios os chamavam de Afrits, algumas etnias da África os denominam Yawahu, na cultura islâmica são chamados de Djnns, no Japão, Oni e na Ásia, Phyes.
        É muito perigoso visitar despreparado o reino do fogo, pois faz arder o homem em suas próprias fraquezas. É o fogo que domina os instintos. Por isso pede-se m grande preparo espiritual e emocional antes de tentar uma aventura dessas.