sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Arte Egípcia...



Mumificação...
       Não foram só os egípcios que praticaram a mumificação, há um povo que infelizmente não me recordo o nome, mumificaram o chefe principal de sua tribo há mais de 300 anos atrás, de uma forma diferenciada, deixaram o corpo defumando por 3 meses e até hoje ele permanece intacto.
        Mas os mais famosos nessa arte são os egípcios...
       Data-se que o uso de métodos rudimentares de preservação de corpos no Egito começou em 3100 a.C., mas só atingiram a perfeição em 1000 a.C., quando a mumificação já era feita em lugares chamados per-nefer ou seja casa de purificação. o procedimento podia sair muito caro. O mais completo começava com a evisceração a partir de uma incisão no lado esquerdo do corpo. Eram extraídos o intestino, o fígado, os pulmões, a bexiga e o estômago, que eram lavados, purificados e depositados nos canopos (vasos decorados, cada um representava as divindades chamadas filhos de Hórus que protegiam as vísceras da destruição). Os rins e o coração não eram removidos. Dependendo da época os olhos eram retirados e vidros pintados eram colocados no globo ocular.
                                                     Vasos onde as vísceras eram guardadas
                                                     IMSET,KEBEHSENUEF,HAPI,DUAMUTEF


       O abdome era perfumado com mirra, canela, dentre outras ervas. Introduziam na narina um ferro recurvado e fino de bronze com o qual rompiam o osso que separa as fossas nasais da parte anterior do crânio e puxavam o cérebro para fora por partes. Acredita-se  também que usavam um pequeno fole para sugar a massa encefálica. na caixa craniana era injetada resina ou betume, que se solidificava. O corpo era imerso em natrão para desidratar durante 40 dias. Depois era lavado com água do Rio Nilo e untado com bálsamo. As cavidades torácica e abdominal eram preenchidas com serragem, líquen seco, palha e chumaços de pano. E as Incisões eram costuradas. Finalmente eram colocadas as ataduras, bandagens de linho som resina. enquanto isso, um sacerdote, usando máscara de Anúbis,recitava orações e fórmulas mágicas.


       Segundo o historiador Heródoto, haviam duas outras técnicas mais baratas. Preparavam enemas cheios de óleo de cedro e com eles enchiam o ventre do morto, sem fazer cortes nem remover os intestinos. depois o emergiam no natrão pelo tempo estabelecido. no último dia tiravam o óleo, e ele saía com tanta força que trazia consigo os intestinos e as vísceras maceradas. O processo todo demorava 70 dias. Para os mais pobres, a preparação do corpo se limitava à purificação do intestino com uma planta purgativa e à colocação do corpo no natrão.


E, então é isso as técnicas usadas pelos egípcios para a eternização de seus entes, reis, etc...
Ramsés

Nenhum comentário:

Postar um comentário