domingo, 24 de julho de 2011

Machu Picchu...

Uma das sete maravilhas do mundo moderno.
100 anos de descoberta.






        Construída num penhasco a mais de 2350 metrosde altura, Machu Picchu(velha montanha), tem muito segredos, a quem diga que foi a cidade das mulheres eleitas para servir os soberanos Incas ou foi um lugar de retirada estratégica durante as guerras fratricidas Incas. Para alguns arqueólogos, foi um lugar de culto religioso ao Deus Sol.
        Os edifícios da cidade, depois de alguns trabalhos de restauração, apresentam-se em ótimo estado de conservação, distribuindo-se de acordo com as funções a que eram destinados ou a classe social dos seus habitantes. O bairro alto era ocupado pelas castas religiosas e pelas famílias mais abastadas, enquanto os operários e escravos se alojavam nas pequenas casas situadas mais abaixo, mais encostadas na falésia. 
       No meio da praça central, os Incas procediam suas manifestações religiosas e, no topo de uma elevação vizinha, o templo do sol e a pedra sagrada eram onde os sacerdotes cumpriam os rituais e os sacrifícios de lhamas e outros animais domésticos para satisfação do deus Sol.
       A cidade ocupa cerca de 5 quilômetros quadrados e, na encosta, os Incas construíram plataformas ou socalcos agrícolas que, ainda hoje, conservam os seus sistemas de irrigação e os celeiros onde eram guardados os produtos das colheitas. Desaparecida a civilização Inca , o seu testemunho permanece para sempre gravado naquelas pedras de granito, cuja técnica de corte e encaixe dominaram como ninguém. Não há como negar que foram excelentes arquitetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário