quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Em busca de animais desconhecidos...

        O sonho de muitos biólogos é descobrir espécies marítimas ou terrestres até agora desconhecidos ou redescobrir espécies consideradas extintas há milênios. Descobertas feitas nesse século encorajam aqueles que se dedicam ao campo da criptozoologia, a ciência dos animais ocultos.
        Tamanho e habitat muitas vezes são responsáveis por não se descobrir uma espécie. Como foi o caso do morcego do tamanho de uma abelha, que habita cavernas da Tailândia , que foi descoberto somente no ano de 1973.
Mini morcego da Tailândia

        Animais bem maiores em lugares mais remotos, também permanecem ocultos. Só em 1975, foram descobertas no Paraguai, manadas de uma espécie de queixada que se supunha extinta desde a era glacial.
        Algumas vezes a população do local fornece pistas para os cientistas, como foi o caso do pavão africano usado como enfeite em uma casa em 1936. O Dragão de Komodo foi descoberto em 1912, com aproximadamente 140 quilos e 100 milhões de anos de história.

Dragão de Komodo

Descoberto no litoral havaiano em 1976, este tubarão foi batizado de Mega-Boca; houve outro apanhado na Califórnia em 1984.

  Protegido pelas florestas equatoriais longínquas na África Equatorial, o gorila de pêlo longo foi descoberto em 1901. 

Perto da Ilhas Comores, ao largo de Moçambique, um celacanto de quase 2 metros desliza do fundo do oceano, 170 metros abaixo do nível do mar. Supunha-se que esse antigo peixe estava extinto havia 70 milhões de anos até 1938, quando foi capturado um exemplar.
O ocapi pertence a família das girafas e habita as florestas tropicais do Congo, mas a ciência só tomou conhecimento dele por volta de 1900.
As vezes penso, será mesmo que deveriam procurar tanto estas espécies?!
Sim, é claro que há muitos humanos que tem a consciência de preservar e além de tudo respeitar as outras espécies. Mas ainda há aqueles que buscam alvo em suas caçadas e suas busca desesperadas a favor de testes que envolvem estes animais, muitos sofrem, muitos acabam morrendo,. Infelizmente, é claro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário