segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NIETZSCHE...

        Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 em Röcken, próximo a Leipzig. Em 1849, se mudou com sua mãe para Naumburg. Em 1858, obteve uma bolsa de estudos na famosa escola de Pforta, saindo dos estudos foi para Bonn, onde se dedicou aos estudos teológicos e filosóficos,mas por influência de seu professor Ritschl, desistiu desses estudos e passou a residir em Leipzig, dedicando-se a filologia. Em 1867, foi chamado para prestar o serviço militar, mas um acidente o afastou do exército,voltou então aos estudos em Leipzig.
        Em 1870, a Alemanha entrou em guerra com a França, então Nietzsche serviu o exército como enfermeiro , adoeceu, contraindo difteria e desinteria, então voltou a Basiléia,para prosseguir seus cursos.
       Em 1871,publicou O Nascimento da Tragédia. Seu livro foi mal acolhido pela crítica, ele também estava doente e interrompeu sua carreira universitária por um ano, estava com muitas dores de cabeça, perturbações oculares e problemas na fala. Quando voltou da licença, a voz de Nietzsche era imperceptível e os alunos deixaram de freqüentar suas aulas. Em 1879 pediu demissão do cargo. Nessa ocasião iniciou sua crítica dos valores, escrevendo Humano, Demasiado Humano.
        Em 1880, Nietzsche publicou O Andarilho e sua Sombra, um ano depois apareceu Aurora. Em 1882, surgiu A Gaia Ciência, depois Assim falou Zaratustra(1884), Para Além de Bem e Mal(1886), O Caso Wagner, Crepúsculo dos Ídolos, Nietzsche contra Wagner(1888), Ditirambos Dionisiacos, O Anticristo e Vontade de Potência  só apareceram depois de sua morte. 
       Durante o verão de 1881, Nietzsche residiu em Haute-Engandine, na aldeia de Silvaplana, nesse tempo surgiu O Eterno Retorno. No outono de 1881, ele foi para Gênova, depois para Roma. Em 1882 pediu a finlandesa Lou Andreas Salomé em casamento, mas teve seu pedido recusado. Se encontraram apenas mais uma vez na Alemanha, depois nunca mais se viram.
        Retornou a Itália, passando o inverno de 1882-1883 na Baía de Rapallo, foi aí que surgiu o nome Zaratustra. No outono de 1883, voltou para Alemanha e foi para Suíça. Em 1885, publicou a Quarta parte de Assim falou Zaratustra.
        Depois de 1888, Nietzsche passou a escrever cartas estranhas e acabou sendo internado na Basiléia, onde foi diagnosticada uma "paralisia progressiva". Provavelmente de origem sifilítica.Nietzsche faleceu em 25 de agosto de 1900.
     
Adiante algumas frases do importante filósofo:

"O que nós fazemos nunca é compreendido, apenas louvado ou condenado."


"Quem possui até o presente a eloquência mais convincente?
O rufar do tambor, enquanto os reis o tiverem sob o poder serão os melhores agitadores populares."



"Somos muito injustos com Deus. Não Lhe permitimos nem pecar."


"Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos."


"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Nenhum comentário:

Postar um comentário