segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alquimia...

        A Alquimia visa transformar um material em outro. O objetivo mais comum de um alquimista era transformar um metal simples em ouro. Resumidamente a Alquimia pode ser interpretada como o conjunto das práticas, técnicas e conhecimentos químicos estudados por aqueles que buscavam a descoberta da pedra filosofal e da panacéia, ou remédio universal.


        Muitos magos acreditam que a pedra filosofal é cúbica e pontuda. A pirâmide da parte de cima do cubo representa o princípio espiritual, estabelecido sobre a base do sal e do solo. Ela é basicamente uma pedra sobre outra pedra, tendo um princípio construtivo. Muitos acreditam que a pedra filosofal é tão poderosa que pode regenerar e dar a vida eterna, mas há também os que acreditam que ela é apenas simbólica e que busca a regeneração e a juventude eterna da alma.

        Apesar de praticarem uma arte secreta, os alquimistas sempre estiveram dispostos a expor seus métodos em papel. Mas não é simples entender suas valiosas escritas, pois baseiam-se em metáforas, símbolos e alusões, destinados a reservar seus conhecimentos. Um exemplo é o livro "Mutus Liber" (O Livro sem Palavras), que se baseia em uma receita para obter a pedra filosofal, imagens substituíram quase por inteiro as palavras, esse livro foi impresso pela primeira vez em 1667, na França. Durante três séculos estudiosos estudaram ponto por ponto desse livro para obter uma tradução mais ou menos plausível. 

A seguir algumas páginas desta maravilhosa arte Alquimista:







Um comentário:

  1. Fontes? Com base em que este post da alquimia?
    E os princípios básicos da alquimia? Não há nenhuma citação do hermetismo.. Hermes Trismegisto... o princípio da alquimia, astrologia.... ocultismo...

    ResponderExcluir