sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Irmãos Grimm...

        Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em 4 de janeiro de 1785 e 24 de fevereiro de 1786 em uma casa localizada na antiga praça das armas em Hanau, Alemanha. O pai deles faleceu em 1796, com 45 anos de idade. A mãe, os envia para Kassel, onde começam a freqüentar a Universidade  de Marbourg, estudando Direito. Foi por influência do professor Friedrich Carl Von Savigny que ambos se interessam pela língua e pela literatura.
        Os irmãos decidiram estudar história e Lingüística, recolhendo diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas e sagas germânicas, conservadas pela tradição oral.
        Jacob Grimm retornou a Kassel para ficar com sua mãe. Em 1806, Wilhelm Grimm terminou os estudos e ambos moram com sua mãe em Kassel. Jacob então começa a trabalhar como secretário na escola de guerra de Kassel, as Guerras Napoleônicas  colocam Kassel sob a influência de Napoleão, a escola de guerra é reformada e ele torna-se encarregado do abastecimento das tropas combatentes, o que o leva a abandonar seu emprego. Wilhelm Grimm estava desempregado e frágil de saúde. Desse período de crise e sofrimento surgiram as primeiras compilações de contos e histórias que conhecemos hoje.
        A mãe dos irmãos faleceu em 27 de maio de 1808, Jacob ficou encarregado por toda família. Trabalha então como diretor na biblioteca de Jérome Bonaparte e durante o ano de 1809 ocupa o cargo de assessor no Conselho de Estado.
       Desde 1806, os irmãos Grimm tinham reunido contos e desde 1807 tinham publicado em revistas sobre mestres trovadores. A partir de 1810, os irmãos Grimm, depois de um bom tempo separados, pois Wilhelm havia estado longe para se tratar de sua doença, se reencontram em Kassel e em 1811, Jacob publica sua primeira obra sobre "os mestres cantores alemães".
        Wilhelm Grimm publicou seu primeiro livro em 1811, traduções de lendas dinamarquesas antigas. A primeira obra em comum dos dois irmãos, sobre Hildebraslied e o Wissobruner Gebet, foi publicada em 1812 e foi seguida em dezembro do mesmo ano a primeira coletânea, Contos da Criança e do Lar, com tiragem de 900 exemplares.
        O primeiro manuscrito da compilação de histórias data de 1810 e apresentava 51 narrativas. Os dois irmãos escreviam também uma edição alemã do Eddas assim como a versão alemão do Romance de Renart, um conjunto de poemas medievais, trabalhos que durante muito tempo ficaram incompletos. De 1813 a 1816, os irmãos contribuíram para a revista Altdutsche Wälder, dedicada à literatura alemão antiga, mas que só dura três números.
       Em 1815, Wilhelm ao lado de uma obra de estudos mitológicos, ele publica uma seleção de antigos romances espanhóis . Também neste ano, os irmãos Grimm produzem o segundo volume dos Contos da Criança e do Lar, reimpresso em forma aumentada em 1819. As notas sobre os contos dos dois volumes foram publicadas em 1822. Uma nova publicação  que condensava os  três volumes foram publicadas em  um único surge em 1825. Essa edição foi ilustrada pelo irmão Ludwig Emil Grimm. a partir de 1823 apareceu uma edição inglesa ilustrada dos Contos da Criança e do Lar. Durante a vida dos dois irmãos apareceram sete impressões da edição completa em três volumes dos contos e dez da edição reduzida a um volume único. A qüinquagésima edição, última com os autores vivos, já totalizava 181 narrativas. Algumas dessas por Charles Perrault, no século XVII, na França, o que remete à existência de uma fonte comum.
        Entre os anos de 1816 e 1818, surgem os dois tomos de lendas recolhidas. Os dois irmãos haviam recolhido indiferentemente contos e lendas. O conjunto de lendas não conseguiu grande sucesso e não foi, portanto, reimpresso durante a vida dos irmãos.
        Com 30 anos, Jacob e Wilhelm  viviam juntos em Kassel, em abril de 1816, Jacob tornou-se segundo bibliotecário em Kassel, ao lado de Wilhelm que já trabalhava a dois anos como secretário. O trabalho  deles consistia em emprestar, procurar e classificar as obras, o que os ajudava em suas pesquisas, que foram condecoradas em 1819 por um doutorado homorus causa da Univbersidade de Marbourg.
        Jacob então se dedica à Gramática Alemã. O primeiro tomo tratava da flexão, o segundo da formação das palavras.A impressão do primeiro tomo se estendeu de janeiro de 1818 ao verão de 1819. Até 1822, ele trabalhou novamente no primeiro tomo de maneira a incluir  só estudo dos sons. O segundo tomo surgiu em 1826. Wilhelm tinha publicado durante esse período vários livros sobre as runas e os contos heróicos alemães, consideradas como suas obras primas em 1829.
       Em 1829, depois de treze e quinze anos de serviço na biblioteca em Kassel, os dois irmãos demitem-se e aceitam a proposta da biblioteca da Universidade de Gottingen em Hanôver.
        Jacob publica dois tomos suplementares de sua gramática até 1837. Ele também pôde terminar em 1834 o trabalho começado em 1811 sobre Reineke Fuchs, e compôs uma obra de mitologia germânica. Wilhelm encarregou-se sozinho da terceira impressão dos Kinder und Hausmäechen em 1837.
        Neste mesmo ano o rei de Hanôver, da Grã Bretanha e da Irlanda morre, e a coroa de Hanôver passa a ser de seu irmão, que torna-se extremamente autoritário e revoga a constituição liberal que havia sido instituída pelo seu predecessor , à qual os funcionários haviam prestado juramento. Sete professores da Universidade de Göttingen, entre os quais Jacob e Wilhelm, assinam uma carta de protesto. O rei replica, exonerando os professores e exilando três deles de seu estado, entre os quais  Jacob Grimm e graças a isto, Os Sete de Göttingen ganham grande repercussão na Alemanha.
        Os irmãos estavam desempregados até que o rei Frederico Guilherme IV da Prússia os convida para trabgalhar como membros da academia de ciências e professores na universidade Humboldt. Os dois aceitaram a proposta e passam a morar em Berlim. Jacob fez viagens ao estrangeiro e foi depois deputado no Parlamento de Frankfurt em 1848.
        Em 1838, os irmãos concentravam-se no trabalho de um dicionário histórico alemão, que apresenta cada palavra com sua origem, sua evolução, seus usos e sua significação. O primeiro volume aparece apenas em 1854, várias gerações deram continuidade a esta obra, e 123 anos depois, em 4 de janeiro de 1961, o trigésimo segundo volume foi publicado. Em 1957, uma nova versão desta obra gigantesca foi iniciada e o primeiro volume do trabalho, publicado em 1965. Em 2004, o conjunto do dicionário foi editado em forma de CD-ROM pelas edições Zweitausendeis.
        Wilhelm Grimm faleceu em 16 de dezembro de 1959 e Jacob Grimm em 20 de setembro de 1863. Os dois irmãos foram enterrados no cemitério de Mattäus em Berlim-Schönenberg.

OBRAS IMPORTANTES:

  • Reunião de contos para crianças
  • Coleção de Lendas
  • Dicionário
  • Jacob fez grandes contribuições para a lingüística alemã, ele é também autor de uma História da Língua Alemã.(Geschichte der Deutschen Sprache).
CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS:
        As histórias compiladas não eram destinadas as crianças e sim aos adultos. Os irmãos Grimm as dedicaram as crianças por sua temática mágica e maravilhosa. O título escolhido para a coletânea evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810.
        O Romantismo trouxe ao mundo um sentido mais humanitário. Assim, a violência presente nos contos de Charles Perrault, cede lugar a um humanismo, onde se destaca o sentido maravilhoso da vida. Apesar dos aspectos negativos que continuam presentes nessas histórias, o que predomina, sempre são a esperança e a confiança na vida. os contos de Grimm não são propriamente contos de fadas, distribuindo-se em:


  1. Contos de Encantamento(histórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, a maioria por encantamento);
  2. Contos Maravilhosos(histórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas);
  3. Fábulas(histórias vividas por animais);
  4. Lendas(histórias ligadas ao princípio dos tempos ou da comunidade e onde o mágico aparece como "milagre" ligado a uma divindade;
  5. Contos de enigma ou mistério(histórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado);
  6. Contos jocosos(humorísticos ou divertidos);
CONTOS MAIS FAMOSOS:
    • Protegida de Maria;
    • As Aventuras do Irmão Folgazão;
    • Branca de Neve;
    • Cinderela;
    • João e Maria;
    • O Alfaiate Valente;
    • O Flautista de Hamelin
    • O Ganso de Ouro;
    • O Lobo e as Sete Cabras;
    • O Príncipe Sapo;
    • Os Músicos de Bremen
    • Os Sete Corvos
    • Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo
    • Rapunzel;
    • Chapeuzinho  Vermelho;
    • A Bela Adormecida;
    • Hansel e Grtel;

    Estátua dos Irmãos Grimm em Kassel

    Estátua da história Os Músicos de Bremen. erigida em 1951

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário