segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Origem do Termo Gaia...



Na mitologia Gaia, Géia, Gea ou  era a deusa da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda.
Foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, e é a geradora de todos os Deuses. Gaia foi a propiciadora dos sonhos e protetora da fecundidade.
                Dizia-se que o homem nascera da terra molhada aquecida pelos raios de Sol. Deste modo, da sua natureza todos os elementos e quando morre, sua mãe venerável o recolhe e o guarda em seu seio. 
            O homem fez de Gaia uma das primeiras divindades a serem criadas pelo ser humano. As religiões antigas cultuavam figuras femininas por possuírem relações com a fertilidade e natureza.
            Gaia foi também, a profetiza original do centro de adivinhação da Grécia Antiga, sendo o Oráculo do Delfos.
            A deusa da Terra pode ser encontrada em todos os lugares, sua energia e poder podem ser encontrados na água, nos animais, nas plantas e no solo.
Para entendermos a Deusa Mãe, devemos entrar em contato com as contradições Céu e Terra, Espírito e Natureza.
Durante a Idade Média a imagem cristã da Terra era negativa, Pois era o Céu dominante. A terra era repudiada por representar a sexualidade, o feminino e sobre tudo o pecado.
Já durante a Renascença essa idéia foi modificada, a Terra era um mundo a ser desvendado, já não era no Céu e sim na Terra que a essência divina se manifestava.
A Teoria de Gaia sustenta que o planeta é um ser vivo, que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente. Com as mudanças climáticas no mundo, a hipótese tem ganhado cada dia mais credibilidade entre cientistas, pesquisadores e místicos. 
Com as catástrofes que vem acontecendo atualmente, temos a idéia imediata de que  a mãe Terra está tentando recuperar-se da destruições que o ser humano vem cometendo. A Terra é uma interação entre o vivo e o não-vivo. Precisamos perceber que fazemos parte de um organismo vivo que se auto-regula e interage com os outros seres, por isso devemos respeitá-la, viver em harmonia com nossa provedora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário