quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Esculturas impressionantes...

O BUDA GIGANTE, LESHAN


A China Tem muitos Budas ao longo de sua paisagem, mas nenhum se compara ao gigante Buda de Leshan, esculpido diretamente da face do penhasco.



A escultura possuiu 71 metros  e é posicionada de modo que enfrenta o Monte Emei e fica no ponto de encontro de três rios.



Embora o governo chinês ter prometido um programa de restauração, a estátua tem sofrido com os efeitos da poluição. Felizmente, a estátua não foi danificada no terremoto de Sichuan em 2008.



A IGREJA DE SAINT GEORGE,LALIBELA



Lalibela, na Etiópia é a casa de onze igrejas esculpidas na rocha. A mais famosa é a de Saint George, que foi construída no século XIII. É um patrimônio da UNESCO, sendo referida como oitava maravilha do mundo.

 

SOMAPURA MAHAVIHARA,PARHAPUR


Situado em Bangladesh, Mahavihara Somapura,era um mosteiro budista e cobre uma área de 27 hectares. Monges de lugares como o Tibete visitavam o mosteiro regularmente em seu auge.


CRAZY HORSE MEMORIAL, SOUTH DAKOTA


Nos EUA, o Monte Rushmore é uma das estátuas mais famosas do mundo. Porém, o Crazy Horse Memorial deve ser a maior escultura do mundo e ficar com mais de 172 metros. Iniciada em 1948, permanece inacabada e não há nenhuma data que foi fixada para seu término. O rosto ficou pronto em 1998.


MAQSH-E RUSTAM,PERSEPOLIS



No Irã, Rustam Naqsh-e data do século VI a.C. É uma estrutura esculpida a grandes alturas, em formato de cruz, cada uma das "esculturas" possui uma entrada que levaria ao sarcófago do rei.

AJANTA, MAHARASHTRA



Construídos no século II a.C., esses templos foram construídos sob o governo de hindus reis. São considerados obras-primas da arte pictórica.

DECEBALUS, ORSOVA



Escultura situada na Romênia, esculpida em homenagem ao rei dos dácios Decebalus. A estátua foi concluída em 2004 após dez anos de trabalho.

KAILASH, ELLORA



Na Índia, o templo Kailash é parte de um complexo de mais de trinta templos que se estendem por mais de dois quilômetros. Acredita-se que mais de 200 mil toneladas de rocha foram removidas para a construção de Kailash. É um templo tradicional de Shiva, destaca-se como o maior templo monolítico do mundo.


MADA'IN SALEH, HEJAZ


A Arábia Saudita teve seu primeiro patrimônio mundial nomeado pela UNESCO em 2008, a antiga cidade conhecida como Negra, citada muitas vezes no Alcorão. algumas inscrições encontradas na cidade datam quase 3 mil anos.


Um comentário:

  1. Realmente fascinante, todo segmento de arte vem sendo criado e recriado através dos tempos, desde as idades mais remotas,,,

    ResponderExcluir